Por dev em 03 de junho de 2019
Hoje já é possível integrar os ambientes do apartamento com a rotina familiar, utilizando recursos tecnológicos para elevar o conforto nas residências.
Com soluções tecnológicas é possível controlar inúmeros aspectos do dia-a-dia em um apartamento. Veja o que são apartamentos inteligentes e porque morar neles é uma experiência impressionante.
Alta tecnologia a serviço do morador
A automação residencial para apartamentos permite que os moradores controlem as luzes, sons, temperatura e até os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos de forma remota, por meio de dispositivos tecnológicos como smartphones e tablets.
Com isso, a residência passa a ser controlada de forma centralizada, permitindo não só o controle de qualquer equipamento adaptado e com acesso a uma rede – como a rede de internet, ou bluetooth – como até mesmo a programação destes objetos para funcionarem de acordo com a rotina do morador.
Para tornar um apartamento inteligente é preciso contar com empresas especializadas, que oferecem diversas soluções e ainda podem verificar se outros equipamentos que o morador possui podem também ser adaptados para a automação residencial.
Algumas atividades que podem ser realizadas pela automação residencial
Iluminação: Mais do que ligar e desligar, é possível ajustar a intensidade da iluminação;
Sistemas de áudio e vídeo: rede multimídia completa e acessível a diferentes dispositivos pela rede de automação. Ótimos para festas já que podem atingir todos os ambientes de casa com eficiência;
Sistema de Ar-condicionado e/ou aquecimento: controle de temperatura para ambientes específicos ou para todos os ambientes de casa;
Eletrodomésticos inteligentes: controle e programação de todas as atividades destes equipamentos;
Cortinas e persianas: controle e programação de abertura e fechamento das persianas;
Temperatura de pisos: controlar a temperatura de pisos de quartos e banheiros para ter mais conforto.
Estas são só algumas das atividades que podem ser realizadas e programadas diretamente por dispositivos móveis, inclusive quando o morador nem mesmo está em casa, desde que haja acesso à rede de automação.
A automação residencial é tão impressionante que em alguns sistemas é possível ajustar a iluminação dos ambientes – inclusive considerando a luz natural – para que ela fique adequada para determinados momentos como assistir a um filme, ler um livro, festas ou jantares.
Benefícios de viver em um apartamento inteligente
A praticidade de ter tarefas da rotina diária automatizadas e programadas libera mais tempo para o morador de um apartamento inteligente que tem uma gestão doméstica facilitada, além de ser muito mais confortável.
A automação residencial torna os lares mais sustentáveis, otimizando o gasto de água e energia ao oferecer o controle total dos sistemas elétricos e hidráulicos. Quem possui preocupação com meio-ambiente não pode deixar de utilizar a automação para ajudar a evitar gastos desnecessários dentro de casa.
Apartamentos inteligentes ainda oferecem muito mais segurança aos moradores, que podem controlar e monitorar seu lar de qualquer lugar e ainda podem configurar senhas e até reconhecimento biométrico para o acesso ao apartamento, inclusive recebendo notificações sempre que alguém entra ou sai do imóvel.
A implementação da automação residencial pode variar das opções mais práticas às mais luxuosas e ainda pode ser personalizada de acordo com as necessidades e desejos do morador.