Hoje em dia, os pais se lembram saudosamente de quando podiam sair e brincar livremente nas ruas, sem ter que se preocupar com horários ou com perigos.

Ter um playground no condomínio é uma opção segura para atender a necessidade das famílias atuais: manter as crianças em uma área mais bem protegida e, ainda assim, lhes dar a oportunidade de brincar ao ar livre, socializar com outras crianças, entre tantos outros benefícios.

  1. É um espaço para crianças brincarem com segurança

Quando se tem um playground para condomínio, é possível manter as crianças em um ambiente seguro, cercado e vigiado, de forma que se reduzem exponencialmente os riscos de exposição.

  1. Garante diversão a qualquer hora

Como esses parquinhos estão disponíveis no local o tempo todo e em uma área privada, as crianças poderão se divertir livremente nos brinquedos a qualquer momento. Claro, dependendo da idade delas, você precisará estar por perto para acompanhar os movimentos e as brincadeiras, mas, ainda assim, toda hora é hora.

Esse tipo de facilidade ajuda muito para que as crianças tenham mais autonomia e não se sintam tão restritas, como quando dependem unicamente das oportunidades de irem ao parque. Assim, com áreas específicas e brinquedos de qualidade ao alcance delas, a brincadeira é muito mais agradável.

  1. Incentiva o gosto pelas atividades físicas

Constantemente nos vemos comentando uns com os outros como “na nossa época” éramos muito mais ativos, que brincávamos muito mais na rua, nos parques, no campo, etc., e como as crianças de hoje só sabem ficar no videogame, no celular e em frente à televisão.

Essa afirmação não deixa de ser verdadeira, porém, a melhor forma de combater esse suposto sedentarismo precoce das crianças é incentivando-as a brincar, correr, pular e se exercitar de forma geral.

Devemos ter em mente que crianças são condicionadas ao que nós lhes ensinamos e aos hábitos que sugerimos; portanto, devemos aproveitar todas as oportunidades para fazer com que se interessem por atividades fora desde cedo, certo?

  1. Ajuda a estimular a imaginação

Esta é uma ótima oportunidade para brincar de Peter Pan, fingir voar sobre os balanços e lutar contra o Capitão Gancho. As crianças podem se transformar no que quiserem, virarem Tarzan, soldados, guerreiros, super-heróis e o que mais suas mentes criarem.

Com um playground para condomínio é possível transformar qualquer coisa em uma grande aventura para as crianças, especialmente quando há o incentivo dos pais, avós, tios e amigos, o que irá motivá-las a continuar usando os brinquedos, aumentando, assim, as probabilidades de permanecerem aptas, saudáveis e criativas, mantendo esse estilo de vida quando crescerem.

Segundo a teoria de Piaget, as crianças que mais utilizam os brinquedos do playground para condomínio são as que estão no estágio de desenvolvimento pré-operacional (2-7 anos), com uma inteligência de natureza intuitiva; e as do estágio de operações concretas (7-12 anos), durante o qual a estrutura cognitiva é lógica, mas depende de referências concretas.

Portanto, nessas fases, as crianças precisam ser incentivadas e estimuladas a desenvolverem sua criatividade e a imaginação, para crescerem mais saudáveis. 

  1. Beneficia crianças com dificuldades de aprendizagem

Autismo e outras condições, às vezes, deixam as crianças mais propensas a evitarem esportes e brincadeiras, tornando-as assim suscetíveis à obesidade, à pressão alta e a diabetes.

Com o auxílio do playground para condomínio, em contrapartida, é possível muitas vezes criar um maior interesse dessas crianças pelas brincadeiras, seja em grupo ou isoladas.

A questão é que as cores e formas chamam muito mais a atenção do que simples brinquedos de seus quartos e, por isso, pode haver maior interesse pelas aventuras que ali podem ser vividas. 

  1. Permite uma convivência melhor com os vizinhos

Este item é muito relevante, pois não beneficia apenas as crianças, mas também os pais.

Para as crianças, uma importante lição é aprender a lidar e conviver com os amiguinhos. Seja na hora de dividir os brinquedos, interagir em atividades em grupo, dar vez para outros, aprender a entrar na fila para usufruir do aparelho, etc.

Todos esses pontos são itens que desenvolvem nos pequenos um senso de comunidade, amizade e harmonia, o que os ajudará muito durante toda a vida.

Já para os pais, o playground para condomínio ajuda a criar um maior senso de comunidade entre vizinhos, permite que vocês se conheçam melhor, criem laços, se ajudem e, até mesmo, promovam rodízios para o acompanhamento das crianças no parquinho.

Com isso, para que os pais possam se dedicar a outras tarefas enquanto as crianças brincam juntas nos brinquedos, é possível confiar diversas crianças sob a supervisão de apenas um adulto, de forma rotativa.

Fonte