Hoje em dia, os pais se lembram saudosamente de quando podiam sair e brincar livremente nas ruas, sem ter que se preocupar com horários ou com perigos.
Ter um playground no condomínio é uma opção segura para atender a necessidade das famílias atuais: manter as crianças em uma área mais bem protegida e, ainda assim, lhes dar a oportunidade de brincar ao ar livre, socializar com outras crianças, entre tantos outros benefícios.
Quando se tem um playground para condomínio, é possível manter as crianças em um ambiente seguro, cercado e vigiado, de forma que se reduzem exponencialmente os riscos de exposição.
Como esses parquinhos estão disponíveis no local o tempo todo e em uma área privada, as crianças poderão se divertir livremente nos brinquedos a qualquer momento. Claro, dependendo da idade delas, você precisará estar por perto para acompanhar os movimentos e as brincadeiras, mas, ainda assim, toda hora é hora.
Esse tipo de facilidade ajuda muito para que as crianças tenham mais autonomia e não se sintam tão restritas, como quando dependem unicamente das oportunidades de irem ao parque. Assim, com áreas específicas e brinquedos de qualidade ao alcance delas, a brincadeira é muito mais agradável.
Constantemente nos vemos comentando uns com os outros como “na nossa época” éramos muito mais ativos, que brincávamos muito mais na rua, nos parques, no campo, etc., e como as crianças de hoje só sabem ficar no videogame, no celular e em frente à televisão.
Essa afirmação não deixa de ser verdadeira, porém, a melhor forma de combater esse suposto sedentarismo precoce das crianças é incentivando-as a brincar, correr, pular e se exercitar de forma geral.
Devemos ter em mente que crianças são condicionadas ao que nós lhes ensinamos e aos hábitos que sugerimos; portanto, devemos aproveitar todas as oportunidades para fazer com que se interessem por atividades fora desde cedo, certo?
Esta é uma ótima oportunidade para brincar de Peter Pan, fingir voar sobre os balanços e lutar contra o Capitão Gancho. As crianças podem se transformar no que quiserem, virarem Tarzan, soldados, guerreiros, super-heróis e o que mais suas mentes criarem.
Com um playground para condomínio é possível transformar qualquer coisa em uma grande aventura para as crianças, especialmente quando há o incentivo dos pais, avós, tios e amigos, o que irá motivá-las a continuar usando os brinquedos, aumentando, assim, as probabilidades de permanecerem aptas, saudáveis e criativas, mantendo esse estilo de vida quando crescerem.
Segundo a teoria de Piaget, as crianças que mais utilizam os brinquedos do playground para condomínio são as que estão no estágio de desenvolvimento pré-operacional (2-7 anos), com uma inteligência de natureza intuitiva; e as do estágio de operações concretas (7-12 anos), durante o qual a estrutura cognitiva é lógica, mas depende de referências concretas.
Portanto, nessas fases, as crianças precisam ser incentivadas e estimuladas a desenvolverem sua criatividade e a imaginação, para crescerem mais saudáveis.
Autismo e outras condições, às vezes, deixam as crianças mais propensas a evitarem esportes e brincadeiras, tornando-as assim suscetíveis à obesidade, à pressão alta e a diabetes.
Com o auxílio do playground para condomínio, em contrapartida, é possível muitas vezes criar um maior interesse dessas crianças pelas brincadeiras, seja em grupo ou isoladas.
A questão é que as cores e formas chamam muito mais a atenção do que simples brinquedos de seus quartos e, por isso, pode haver maior interesse pelas aventuras que ali podem ser vividas.
Este item é muito relevante, pois não beneficia apenas as crianças, mas também os pais.
Para as crianças, uma importante lição é aprender a lidar e conviver com os amiguinhos. Seja na hora de dividir os brinquedos, interagir em atividades em grupo, dar vez para outros, aprender a entrar na fila para usufruir do aparelho, etc.
Todos esses pontos são itens que desenvolvem nos pequenos um senso de comunidade, amizade e harmonia, o que os ajudará muito durante toda a vida.
Já para os pais, o playground para condomínio ajuda a criar um maior senso de comunidade entre vizinhos, permite que vocês se conheçam melhor, criem laços, se ajudem e, até mesmo, promovam rodízios para o acompanhamento das crianças no parquinho.
Com isso, para que os pais possam se dedicar a outras tarefas enquanto as crianças brincam juntas nos brinquedos, é possível confiar diversas crianças sob a supervisão de apenas um adulto, de forma rotativa.